quarta-feira, 16 de março de 2011

Módulo IV

O objetivo geral deste Módulo é:

Promover a aprendizagem de todos os alunos, levando-os a permanecer com sucesso na escola.






Para tanto, será preciso:
• Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição.
• Identificar os aspectos pedagógicos que podem ajudar nas decisões que visam tornar mais eficientes as situações de ensino-aprendizagem.


UNIDADE 1-

Ensinar e aprender na escola: o que sabemos hoje?

Objetivos específicos
• Identificar como a relação entre desenvolvimento e aprendizagem é vista pelas diferentes correntes psicológicas.
• Relacionar os princípios básicos que orientam a prática pedagógica contemporânea.
• Destacar a motivação como fator central na escola de qualidade.

Conteúdos
• Desenvolvimento e aprendizagem.
• Correntes psicológicas e posturas diante da relação entre desenvolvimento e aprendizagem.
• Concepções de ensino e aprendizagem.
• Princípios da aprendizagem.
• Motivação.

UNIDADE 2

Trabalho pedagógico: aí está o foco!

Objetivos específicos
• Identificar os aspectos essenciais para o bom desempenho da escola.
• Estabelecer as metas a serem contempladas na organização do trabalho pedagógico.
• Relacionar as condições que favoreçam a construção de conhecimentos.
• Relacionar o trabalho escolar com o sucesso do processo de ensino e aprendizagem.
• Destacar os aspectos centrais da legislação que tratam do trabalho pedagógico e de sua organização.
• Definir o papel do gestor no desenvolvimento de um trabalho pedagógico de qualidade.

Conteúdos
• O trabalho coletivo na escola.
• A organização do trabalho escolar: o ensino, o tempo e o espaço.
• Currículo e interdisciplinaridade.
• A LDB e a organização do trabalho pedagógico.
• O papel do gestor na condução do trabalho pedagógico da escola.

UNIDADE 3

Prática pedagógica: todo cuidado é pouco!

Objetivos específicos
• Identificar formas de organizar o trabalho pedagógico em sala de aula, de modo a atender às necessidades de seus alunos.
• Lidar com a diversidade de questões que surgem na sala de aula, estabelecendo prioridades, intermediando e resolvendo conflitos sempre que eles surjam na relação professor-aluno.

Conteúdos
• Organização da sala de aula.
• Dinâmica da sala de aula e interação professor-aluno e aluno-aluno.
• O trabalho diversificado.
• O impacto das representações na relação pedagógica.
• O papel da linguagem.

UNIDADE 4

Avaliação: prática a favor ou contra os alunos?

Objetivos específicos
• Identificar o processo de avaliação da aprendizagem como um instrumento de gestão.
• Apontar os mitos que em sua escola cercam a avaliação e indicar caminhos que ajudem a derrubá-los.
• Analisar, na LDB, a importância da avaliação em uma escola efetivamente democrática.

Conteúdos
• Avaliação como instrumento de gestão.
• Mitos que cercam a avaliação.
• Avaliação e legislação.


ENCONTRO PRESENCIAL DIA 14/02/2011

Nesse dia estudamos o Módulo III. Tivemos a participação da porfessora Walkyria do IRS e da tutora Mara da Turma RS2.